top of page
Buscar
  • Foto do escritorcristiana gastão

3 em 1



Hoje é um 3 em 1. Isto porque comprar coisas em garrafas e em latas é super pratico mas tem os seus "nãos". Por isso mesmo, vamos lá aproveitar estes dias e deitar mãos á obra e soltar o DIY culinário que existe em cada um de nós.


Para o almoço, feijão azuki assado no forno com ovos numa polpa de tomate caseira acompanhado por um molho de queijo e creme de coco...que tal?


Podia dizer que a este prato só falta mesmo uma Corona fresquinha, mas nos tempos que correm podia ser mal interpretada. Por isso, o meu conselho vai mesmo para acompanharem este prato com uma bebida fresca e acreditem que vão ser remetidos para qualquer coisa como....dias felizes!


Para além de ser saudável, este prato também é económico e saciante. Por isso, mãos á obra e enjoy!



Polpa de tomate


1 Kg de tomate maduro

2 cenouras

1 cebola

2 dentes de alho

1 ramo de salsa

1 cl. sobremesa de açúcar

1 cl. sopa vinagre de cidra

Sal e pimenta q.b.


Cortar grosseiramente todos os ingredientes. levar a estufar num tacho alto com um fio de azeite. Adicionar o açúcar e temperar com sal e pimenta. Envolver. Deixar cozinhar muito bem em lume médio até verificar que todos os ingredientes se desfazem. Triturar tudo com a varinha mágica. Adicionar o vinagre de cidra e levar ao lume novamente até levantar fervura. Guardar num frasco escaldado no frigorifico.



Molho de Coco


100g queijo creme

100g creme de coco

100ml de sumo de limão

sal q.b


Juntar todos os ingrediente e com uma vareta bater bem até transformar num creme homogêneo sem grumos.



Feijão Azuki assado


500g feijão azuki cozido*

*24horas de molho em água. Lavar. E em nova água levar a cozer durante 1 hora

200ml água de cozer feijão

500g polpa de tomate homemade

1 cebola picada

1 dente alho picado

1 talo de aipo picado

2 cl. sopa de folhas de aipo picadas

3 cl. sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

1 cl. café pimenta caiena

1 cl. sobremesa pimentão fumado

4 ovos

Lima ou Limão

1 cebola roxa ás rodelas

folhas de hortelã ou coentros


Pré aquecer o forno nos 180º. Num pirex juntar o azeite, a cebola, o talo de aipo e o alho picado. Levar ao forno e ir mexendo. Quando estiver quase douradinho retirar e juntar: polpa de tomate, feijão, água de cozer o feijão, caiena, pimentão, as folhas de aipo e temperar com sal e pimenta. Envolver tudo muito bem e levar novamente ao forno. De 5 em 5 minutos envolver. Quando verificar que o molho está a ficar mais espesso retirar o pirex e espalhar os ovos pela superficie deixando espaço entre eles. Levar novamente ao forno até que a clara fique branca. Não deixar a gema cozinhar demasiado.


Retirar e servir com rodelas de cebola roxa, hortelã, molho de coco e gomos de lima ou limão.


Aproveitem estes dias para experimentar coisas novas. Consumir com consciência. Comer saudável. E fazer destes dias...dias mais felizes!






56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page